segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SEM COMENTÁRIOS

Copiamos, porque não saberíamos fazer melhor. www.ascoisasqueaquisepassam.blogspot.com

Carta ao Presidente da Câmara

Caro Francisco Carvalho
Assumes hoje o cargo de Presidente da terra que ambos adoramos, arrastando contigo a expectativa de um percurso que nos leve a um futuro mais justo e mais promissor. A tua vitória, tem o peso e o valor da persistência de quem acreditou que alcançaria o prestígio e o poder que esse lugar  comporta. Não esperes a vida facilitada nestes 4 anos que se avizinham. Espera, antes, um dia a dia cheio de problemas para resolver, de pedidos a que não podes atender, de necessidades que têm de ser adiadas, dos lamentos de quem procura ajuda, de projectos que vão ter de esperar por melhores dias e, sobretudo, espera a amargura do sentimento de impotência perante a falta de meios para sanar as urgências exigidas pelo povo que acreditou em ti. Espera, também, o prazer e a satisfação das vitórias sobre as dificuldades que te cercam. Esse vai ser o teu dia a dia.
Não quero nem tenho idade para te dar conselhos e, tu, também não necessitas deles. No entanto, deixa que te recorde algumas coisas que aqueles que te elegeram esperam ansiosamente: transparência de processos, justiça nas decisões  do executivo, equilíbrio na distribuição dos recursos, inovação na governação do concelho, controle e defesa do património público, atenção aos problemas da juventude e dos mais necessitados e inteligência na representação do concelho.
O cargo que agora vais ocupar, para além da responsabilidade que exige, requer a sabedoria de quem aprende todos os dias com os mais humildes. Os olhos de todos nós estarão virados para a imagem, que se quer discreta e eficiente, do Presidente da Câmara. Tu, melhor do que ninguém, porque foste Vereador da oposição, conheces as injustiças feitas na distribuição das obras pelas freguesias e dos subsídios, a falta de transparência das decisões do executivo, o laxismo no governo das coisas públicas, o nepotismo na admissão e promoção do pessoal  e a politiquice diária subjacente á administração municipal. Espera-se de ti clarividência e trabalho.
A tua entrada na Câmara deve mostrar a serenidade necessária para evitar a confusão que todos desconfiam estar para acontecer. Sabemos bem como foi feita a seleção de alguns dos trabalhadores contratados e do quadro. Eles não tiveram culpa e fizeram pela vida, como outros fariam se tivessem oportunidade. Compete-te manter a distância necessária para eliminar julgamentos que possam prejudicar os direitos já legalmente adquiridos por todos. Isso, caro Francisco, é o que vai fazer a diferença entre ti e quem te antecedeu. Esperamos uma reorganização tranquila e eficaz do pessoal dos quadros, tanta vez injustiçado, pela falta de quem desse as ordens no tempo e no modo adequado. Tens gente muito responsável e conhecedora, e, outros que necessitam de ser enquadrados para produzirem um trabalho visível.  O grau de eficácia depende mais de quem manda do de quem obedece.
Tens contigo o José Laires, um homem de trabalho que te ajudará e prestigiará o lugar de Vereador a tempo inteiro, que vai ocupar. O passado dele, como Presidente da Junta da Ínsua, é um atestado de competência, honestidade, trabalho e rigor. Mantém-no sempre junto de ti que não te defraudará.
E pronto, caro Francisco de Carvalho, agradar-me-ia saber que esta carta, que te escrevo com amizade, não é entendida como uma ingerência ou qualquer tipo de paternalismo, no teu futuro como Presidente da Câmara de Penalva do Castelo, a tua e a minha terra, da qual não conseguimos desligar-nos.
Desejo-te as maiores venturas e o maior sucesso nesta tua nova forma de vida, com a esperança que, no final do teu mandato, sintas que fizeste tudo o que podias, da melhor maneira que sabias, e que o termines com a consciência de que os resultados da tua gestão, foram os que todos nós esperávamos de ti. Com um abraço de amizade
Gabriel Costa

7 comentários:

  1. Irrepreensível, um senhor, como sempre. Cultura geral muito acima da média, excelente visão da terra e da missão que compete a um Presidente da Câmara. Um homem com H grande e um Penalvense de mérito extremo.

    ResponderEliminar
  2. Hoje, pela manhã, copiámos a carta publicada, após uma breve leitura, e apenas o comentário de um anónimo nos obrigou a uma nova leitura mais atenta da mesma. Merece pela parte de todos os penalvenses, uma leitura ´cuidada e deve servir de guia aos autarcas que hoje tomaram posse. Eu própria sinto que ali está contido todo um programa eleitoral para o futuro de Penalva.

    ResponderEliminar
  3. É tudo muito bonito, as promessas é que foram o carago. A mim ontem já me estava a dar o dito por não dito. Começa mal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois se já começa assim, vamos ter muito trabalhinho aqui no blog. Só precisamos que nos contem umas coisinhas, que nós lá iremos.

      Eliminar
  4. Não tenham ilusões, tudo vai ser igual ao passado recente
    A farinha, pode ser mais clara ou mais escura, mas o saco, esse é sempre o mesmo.

    ResponderEliminar

Diga o que lhe apetecer, mas não se esqueça que as ordinarices, os palavrões e os ataques gratuitos e infundados, vão para o lixo!