terça-feira, 27 de agosto de 2013

As eleições vistas por quem sabe.

Publicamos esta análise do Sr. Gabriel Costa, com a esperança que não considere um abuso a utilização deste post do seu blog www.ascoisasqueaquisepassam.blogspot.com.

Domingo, 25 de Agosto de 2013

Os candidatos e as eleições autárquicas

Longe de Penalva, não deixo de estar atento ao que se passa, sobretudo agora em tempo de eleições autárquicas. No entanto, escapam-me as singularidades do processo eleitoral, bem como as opiniões fundamentadas dos candidatos, pois que, passado que foram as suas apresentações das candidaturas, mais não disseram, mas, muito têm prometido, pelos vistos.
Os chavões serão sempre os mesmos:  o mais importante são as pessoas, vamos criar emprego, vamos apoiar as indústrias, vamos criar condições para os jovens se fixarem em Penalva, vamos acabar com a desertificação etc. Esta é a música que uns tocam e outros, infelizmente, gostam de ouvir. Sempre! Seja qual for a credibilidade do de quem as diz!
Confesso que não espero grandes novidades de qualquer dos candidatos. As suas candidaturas não conseguiram descolar dos partidos políticos que representam. São mais candidatos dos partidos do que candidatos do Concelho e para o Concelho. Todos! As suas bases de apoio local são as mesmas das últimas décadas e, como vimos até agora, também não pretendem abandonar esse registo.
Os programas eleitorais vão vir aí carregadinho de boas intensões e de promessas sem fim. Mas não vai passar disso. O candidato do PSD, não conseguiu libertar-se da tutela do Presidente e o candidato do PS não soube passar para a rua, a sua actividade como Vereador. Portanto, na verdade, desconhecem-se as verdadeiras capacidades de cada um. O povo gosta de ouvir e acredita demasiado em demagogos, pela esperança que criam de um futuro novo, cheio de pão e mel. O meu receio, legítimo como Penalvense, é que o pão azede e o mel se transforme em sal.
Um amigo chamou-me a atenção para um blog que corre na internet cuja matéria é sobre Penalva e alguns Penalvenses. Dizia ele que tinha 2 inquéritos curiosos. Fui ver!. A qualidade do blog é duvidosa, mas de boas intensões, que foram desvirtuadas há muito, pelo que li. Os inquéritos, por sua vez, revelam resultados curiosos: um Presidente já falecido, e que a maioria dos jovens com idades inferiores a 40/45 anos não conheceu, ombreia em notoriedade com o actual que exerce o cargo de um aforma ininterrupta há 12 anos; o outro inquérito, dá a maioria absoluta a um candidato desconhecido, que tem mais do dobro dos votos expressos, deixando os seus virtuais adversários com resultados embaraçosos.
A resposta para o futuro do Concelho de Penalva do Castelo passa muito por aqui:
  • o candidato do PSD, Carlos Ferreira, que se juntou ao CDS para ampliar a base de apoio e se fortalecer, não consegue descolar do seu passado como Vereador, de um executivo cujo Presidente actual é vencido por um fantasma. A fragilização criada pela Governo PSD pode penalizá-lo;
  • o candidato do PS, Francisco de Carvalho, não consegue ultrapassar os valores das habituais votações no Partido e a sua actuação como Vereador é, de todo, desconhecida dos Penalvenses. Pode beneficiar um pouco com o descontentamento geral de parte da população;
  • o candidato da CDU, António Vilarigues, bem lutará e, na minha opinião, será o único a trazer ideias novas ao debate, mas não conseguirá vencer os preconceitos que o PCP ainda tem na nossa sociedade. Subirá no número de votos, vaticino, mas manterá a representação actual.
Qualquer novidade no discurso político da campanha, será bem vinda. Os Penalvenses merecem o respeito dos candidatos e querem alguém que saiba interpretar as suas necessidades reais, sem demagogia e oportunismos. O passado político autárquico dos candidatos fala por si e não deve ser escamoteado no debate que se avizinha.
MERECEMOS TODOS O MELHOR!

19 comentários:

  1. Sou candidata à Junta de Freguesia da Insua, Apelo ao voto na Lista do PSD Antonio Carvalho, Isabel Fonseca e Celia Grilo, Queremos fazer melhor!

    Isa Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Melhor que o Laires só se derem a pachoca é que isso ele não podia que não tinha.

    ResponderEliminar
  3. Isabel vai-te embora com o Antonio Manuel Carvalho nao te safas, vais ter de continuar a dar catequese

    ResponderEliminar
  4. o Carvalho Pito é candidato pelo PSD, só podem estar a brincar, entao mas as pessoas já perderam a vergonha?

    ResponderEliminar
  5. É so canalha por este blogue... ginga, filha do gajo de germil, filho do laranjo, o puto da funeraria, o freitas...é com cada anonimo...eehhhhhhehhhh voces sao demais....curto-vos

    ResponderEliminar
  6. Acabei de eliminar 2 comentários, anónimos, ofensivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!!! isso sei eu!! que não ias publicar, mas vou publicar uns parecidos notro blog...que não queira ficar bem na foto... e não seja partidário de ninguem...
      bem dizia aí um anónimo que voces(cacadores de mafiosos) só publicam o que vos interessa...ás tantas és amigo do gajo que mencionei...eu sei que és num te preocupes.
      Agora que ele é um pedófilo é, porque eu já assisti a cenas do gajo. Agora para alem de pedófilo, ainda vai virar super cromo.

      Ó caçadores, a vossa isenção é tanta.......... depois andam armados em justiceiros, que denunciam isto e aquilo, pois é publicam o que não vos afeta. Sabem voces é que deviam ser corridos da câmara, que andam lá a coçar a micose, e o zé povinho a pagar...envergonhem-se

      Eliminar
    2. Como vês, ó palrador de conversa fiada, agora publicamos porque não apontas nomes e não difamas. Se és tão recto, tão justo, tão honesto, porque não denuncias ás autoridades o pedófilo? Só tens garganta. Arranja provas e coragem, depois vai denunciar.
      Para tua infelicidade o gajo que odeias e difamas, vai ganhar e vais meter a viola no saco.

      Eliminar
    3. Só por essa resposta, e mediante o tal nome que falei,já vi que de facto este blog é partidário do PS... Toquei na ferida...ahaha
      Como veem não é preciso muito para se ver que só publicam "banalidades" do PSD e contra o PSD...do PS nada!!!
      E sim, vocês, afilhados PS tal como muito afilhados do PSD que estão na câmara deviam ser corridos...Passam mais tempo a coçar a micose do que a trabalhar pah...
      Agora...um gajo que se poe com comentários para uma miuda de 13 anos, como se ela tivesse 20 e tais.... enfim... prefiro ser Palradorsem duvida.

      Eliminar
    4. Estamos entendidos então, ó Palrador. Faltam-te os tomates para denunciar de cara descoberta e falas como anónimo. Cala-te que não passas de um cobardezito.
      Quanto a apoiarmos p PS, estás enganado. Tens vista curta e não vês que o PSD é que se põe a jeito por estar no poder e quererem por na câmara as pessoas que já demonstraram que pouco valem para além de darem cobertura a incapazes como o teu amigo Luís Gonçalves.

      Eliminar
  7. senhor ou senhora "sopseanonimo" eu sou um dos anonimos que escreveu que o carvalho nao é um bom candidato e que a isabel vai ter de continuar a dar catequese, e para seu azar, não sou nenhuma das pessoas que voce mencionou atrás, sou uma pessoa com uma relaçao proxima da Isabel no entanto o Carvalho é que não!!!

    ResponderEliminar
  8. Quão próxima a relação com a Isabel! É que ela é muuuuuuiiiiito próxima do padre, tão próxima que amua quando ele a enxota. Também com um marido sem sal como o dela até eu me refugiaria no "ajoelhar" constante. O homem é mais lento e lerdo que uma lesma a tomar calmantes.
    Ao que acusa de pedofilia, se fosse um homem ou uma mulherzinha denunciava. As crianças são, ou deveriam ser, sagradas. A GNR aceita queixas anónimas sabiam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poi é, anónimo, concordamos contigo no caso do acusador de pedofilia. falta-lhe a coragem. Tem muito lero, lero.

      Eliminar
  9. Um blog onde o debate político deveria estar na ordem do dia perdem tempo com a vida privada das pessoas, lamentável um vazio de ideias do PS e PSD viva a CDU, e deixem-se dessas tretas em anónimo também eu faço acusações . Aqui vai ; o francisco Carvalho é gay o dr carlos tem uma amante o Laires é mafioso, viram tão fácil

    ResponderEliminar
  10. Senhor ou senhora dona deste blog espero que filtre melhor essas insinuações de pedofilia ou outras de cariz privado não se esqueça que toda esta gente candidatos são pessoas com Familia e você esta a deixar ir isto para caminhos perigosos, um dia destes tens também tu a PJ na tua porta por deixares publicar comentários perigosos atenção que esse é um tema sensível, haja bom senso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pedimos a quem acusa para denunciar a situação ás autoridades, se esta é verdade.

      Eliminar
  11. Deixem lá isso de pedofilia pah...E um comentário que vale o que vale, como outro qualquer.Foquem-se no que importa, a vergonha que este concelho continua em tudo quanto é estudos e índices.
    Infelizmente nos candidatos e listas que vejo, tirava 1 ou 2 de cada e já era muito, talvez esses ainda conseguissem fazer algo, de resto...
    O Francisco Carvalho.......o eterno wannabe (quero ser)
    O Carlos .................. "o melga " (bom filme cómico)
    o Vilarigues............... do mal o menos

    ResponderEliminar

Diga o que lhe apetecer, mas não se esqueça que as ordinarices, os palavrões e os ataques gratuitos e infundados, vão para o lixo!