quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Chama-se a isto, puxar as orelhas.

Mais uma vez copiamos, sem a autorização do Sr. Gabriel Costa e esperando que não leve a mal, a sua reprimenda ao administrador da página no Facebook do PSD. Apagar os comentários que não lhes são favoráveis já diz muito sobre estas pessoas.

Um administrador muito zeloso!
A candidatura do PSD ás eleições autárquicas de Penalva do Castelo, com o lema "Penalva mais á frente", aderiu às chamadas novas tecnologias e, a exemplo de outras, criou uma página no Facebook, sem restrições de acesso e aberta ao público. Como tal, eu, como Penalvense interessado em saber o que nos propõe o PSD, visitei-a convicto que seria o local indicado para ver as propostas do candidato e conhecer os elementos que as integram. Queria, no fundo, avaliar a força das ideias da candidatura e a capacidade dos seus candidatos.
Por muito que procurasse, apenas encontrava as notícias da actividade municipal e a fotografia do cabeça de lista -até parecendo que ia concorrer sozinho- e nada sobre as ideias, as sugestões, as propostas e a identificação dos candidatos. Até hoje!
Na verdade não passa de uma 2ª via da página da Câmara na internet, sem o mínimo interesse para quem busca saber as propostas do PSD para governar o concelho. Não refiro o CDS porque, nesta peleja, não conta por causa da colagem constante e seguidista dos seus dirigentes.
Ora, desde há dias, iniciaram a "postagem" de uma série de pequenas notícias sobre o Património e a História do concelho. Como ideia, não é inovadora mas até podia ser útil. No entanto a forma como o estão a fazer é desinteressante, corriqueira, não profissional e enganosa nas conclusões ou nos factos.
Vejamos esta e analisemos o conteúdo:
..."A toponímia de Castendo deriva da palavra Castanetum, uma vez que esta terra tinha como traço característico o cultivo da castanha. As gentes povoadoras desta região procederam à adaptação do nome, na sua natural evolução toponímica, Castãedo, Castaedo, Castendo, que no ano de 1957 se passou a denominar de Penalva do Castelo."
Li e comentei que a notícia estava incompleta. De facto quem ler esta notícia, conclui que se mudou simplesmente o nome. Está omisso que Penalva do Castelo era o nome do concelho, que, por questões práticas, sobretudo para evitar a confusão entre a denominação do concelho e o da sede de concelho, se substituiu o nome de Castendo, a pedido da Câmara Municipal.
Ontem, saiu uma notícia da Casa da Ínsua, da qual faz parte este excerto:
..."As informações sobre o arquiteto que terá construído o solar, bem como o ano de construção do edifício são muito escassas, devido ao facto no ano de 1970, ter lavrado um incêndio no edifício que terá destruído muita da documentação relacionada com a construção da casa e da própria família, assim como um arquivo de valor extraordinário de documentação relacionada com o Brasil Setecentista"...
Li e comentei que a data do incêndio estava errada e aconselhei a que pesquizassem, para corrigir esta informação, evidentemente. Hoje, pela manhã encontrei esta mensagem no meu chat do Facebook:
"Boa noite, no últimos tempos tem sido um crítico sobre os texto sobre o concelho de penalva, no entanto queria-lhe recomendar que lhe alguma bibliografia sobre o mesmo antes de criticar, como por exemplo a brochura que mandou elaborar nos finais da década de 90, sobre a nata de penedo com. e a visita ao sítio da Casa da Ínsua. Antes de criticar informe-se, cumprimentos". (sic)
Enviava-a, o administrador André Lopes.  Ora, o que é que ele diz?
que critico as notícias que a página da candidatura do PSD tem no Facebook; recomenda-me a leitura de bibliografias para não o criticar erradamente, dando como exemplo uma brochura dos anos 90 publicada pela Câmara no meu tempo de Presidente, e ainda a página da Casa da Ínsua na internet. Aconselhava-me, mesmo, a informar-me sobre estes assuntos.
Respondi-lhe assim às 6.29 da manhã:
"Bom dia. 1º- Essa brochura está errada e foi mandada fazer pela Visabeira; 2ª Os textos são confusos e ao serem comprimidos desvirtuam a verdade; 3º é preciso saber ler para saber escrever. Não duvido da tua vontade de fazer as coisas bem feitas, mas não se deve mandar para o público informação errada ou confusa, o que é o caso vertente. Abraço".
Creio que este administrador da página é licenciado em História, portanto, deve perceber o que lhe vou aqui dizer.
Como licenciado em História, deve saber que sempre que se copiam ou referenciam textos de outros autores ou documentos nos quais assenta a nossa notícia, devem ser indicadas as referências bibliográficas. Também não entendo, que tendo publicações mais completas as não consultou, como por exemplo, a Monografia de Penalva do Castelo, publicada pela Câmara Municipal, do Dr. Fernando Barbosa. O que não fez! Portanto assume  a responsabilidade pelo que escreve.
Quanto á data do incêndio na Casa da Ínsua, reafirmo o que lhe escrevi na minha resposta: ESTÁ ERRADA. O incêndio foi na década de 50 e não em 1970. Para que eu pudesse ver que ele tinha razão enviou-me a referência do sítio da Casa da Ínsua:
André Lopes baseou-se numa brochura publicitária do hotel que tem a data errada. E foi o que eu lhe disse. Será que acha que lhe diria tal coisa sem pensar e sem saber do que estava a falar? Será que ele sabe mais do Património e da História do concelho do que eu?...se calhar...
Pelos vistos, ninguém pode, sequer, corrigir o que está incompleto ou errado! Muito bem, uns são mais sábios que os outros, mas um bocadinho de humildade fica sempre bem, sobretudo, neste tempo de eleições.
Mas, no fundo, o que me leva a escrever este "post" foi o facto dos meus comentários terem sido APAGADOS da página do Facebook da candidatura do PSD "Penalva mais á frente". O sr. administrador não gostou que lhe dissesse que havia erros e que havia informações incompletas. Não que isso me dê muita pena ou me incomode. Mas revela o espírito mesquinho e assustadiço de quem não admite que lhe apontem erros e o corrijam.
Aliás, até foi bom que tivesse acontecido. Fiquei a saber com o que se conta e o que se pode esperar daquelas bandas. Perdi a curiosidade pelas ideias e propostas do PSD.
Como castigo, ficarei sem saber como pensam colocar "Penalva mais á frente"!

7 comentários:

  1. Sr. Gabriel, já agora deixe-me lembrar-lhe que houve 2 incêndios na Casa da Ínsua, um nos anos 50, outro nos anos 70. não necessitando de pesquisar em lado algum, pois era miúda e presenciei o incêndio, que sei que foi de menor dimensão do que o dos anos 50

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para responder ao Sr. Gabriel Costa, utilize o blog dele www.ascoisasqueaquisepassam.blogspot.com

      Eliminar
  2. Em relação há data do incêndio não me levou alongar mais, o que tinha a dizer já disse ao senhor gabriel, porque a única fonte que tenho me diz que foi no ano de 1970 e foi uma investigação realizada por pessoas sérias...

    ResponderEliminar
  3. Boa noite
    Já por diversas vezes publicaram textos meus sem autorização. Prefiro que remetam para o meu blog através de um tag. Não respondo a criticas aos meus textos através de interpostas pessoas. Respeito o vosso entretenimento mas não comungo da forma como o fazem. Não quero ser confundido como um dos administradores do vosso blog com o qual não tenho, nem quero, nada a ver. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Caro Sr. Gabriel Costa compreendemos a sua questão. Vamos fazer como diz. Obrigado também.

    ResponderEliminar
  5. Caros esta história que o Gabriel relatou só comprova um velho ditado: Quen se deita com garotos acorda mijado....

    ResponderEliminar

Diga o que lhe apetecer, mas não se esqueça que as ordinarices, os palavrões e os ataques gratuitos e infundados, vão para o lixo!